Classificados Livro de visitas Enquetes
Vídeos divertidos - viaki
anuncio gratis imovel
anúncios de veículos
Livro de visitas
Home»
  Home    Saúde    Carros 
  Histórias    Animais    Internet    Culinária    Jogos 
  Guia-ABC - São Paulo    Livro de Visitas    Enquetes 
Informações

O mundo animal

» Tucano

TucanoAnimal que pertence à classe das aves, família Ramphastidae, gênero Ramphastos

No Brasil, o tucano é encontrado no Pantanal, no Cerrado e na Amazônia.
Ele é um animal onívoro, alimenta-se de insetos, lagartos, ovos, filhotes de outros pássaros e, principalmente, frutas. Seu hábito alimentar é diurno.

Tucanoçu ou tucano-toco é maior espécie de tucano (Ramphastídeos). Seu enorme bico de cores brilhantes parece pesado, mas no entanto é formado por uma estrutura óssea não maciça e areada que lembra um favo de mel. Isso faz com que seu bico seja mais leve e portanto não dificulta o vôo. Apesar de não ser maciço, o bico é bastante resistente.

Ele se reproduz no final da primavera e a fêmea bota de 2 a 4 ovos em ninhos localizados no alto dos troncos das árvores. O casal se reveza na tarefa de chocar os ovos, os quais eclodem entre 16 e 20 dias. Ao nasceremm, sua aparência é desproporcional; seu bico é grande e o corpo, pequeno; os olhos só abrem após três semanas e os pais cuidam de seus filhotes até eles saírem dos ninhos, o que ocorre em seis semanas. A coloração do bico só é definida meses após o nascimento.

O bico é a mais notável característica dos tucanos, sendo útil para apanhar frutos em locais difíceis, descascá-los, intimidar outros animais, perfurar madeira, sondar a lama e impressionar as fêmeas; o bico também é utilizado para jogar frutos um nos outros, durante o ritual de acasalamento. Ele chega a medir 66 cm até o bico. Suas garras são outra característica do animal; é constituída por dois dedos dianteiros e dois traseiros o que lhe garante uma boa sustentação nos galhos.

O tucano-toco por enquanto não é uma espécie ameaçada de extinção, porém tem sido capturado e traficado para outros países a fim de ser vendido em lojas de animais. Isto trás como conseqüência a diminuição de sua população nas florestas, como também a morte de muitos animais durante o transporte.

Escrito por: Sonia


Eu morria de medo de aves,um dia eu estava no sítio da minha tia um tucano apareceu na minha frente eu achei ele tão bonito que comecei a brincar com ele o meu medo sumiu. Percebi que ele estava com a asa um pouco machucada e levei o para meu tio e meu tio levou ele para o ibama. Estava brincando quando esse tucano foi la no sítio.
Todo dia cedo ele vai la eu cuido dele um pouco
Enviado por: Guilherme

Suas palavras são importantes - Envie sua história - ou dê um significado para uma palavra.
Anúncios

Meu Sonho

Faça parte do nosso portal, seja interativo, escrevendo sobre tudo que você quiser e muito mais,...

Seja nosso parceiro!

Nos agradecemos a todos pelo interesse e pela participação...
continuam assim...




Web: vejam.net - pousadas-brasil.net - sinónimos
viaki.com © 2005
É permitida a reprodução desta página desde que citada a fonte.